"A origem (yuan), ou raiz,
a que se referem os versos do poema 16 do Daodejing: "guei yuan, fu ming",
traduzidos pelo mestre Liu Pai Lin
como "retorno à raiz, retorno à vida"
corresponde, em um sentido, ao centro de gravidade do próprio corpo,
uma pequena esfera situada a mais ou menos três dedos atrás e abaixo do umbigo.
Tal localização corporal é central para diversas técnicas taoistas,
tanto práticas de saúde e longevidade quanto práticas de meditação.
Segundo a concepção taoista,
na região da origem (Taiyuan) se configura um Taiji microcósmico,
local de união de yin-yang.
Ao se manter a atenção corporal aí, pode-se simultaneamente cultivar a vitalidade e a serenidade.
Nessa tradição existe no plano prático uma articulação bastante orgânica entre estes dois aspectos:
a boa condição de saúde e a experiência espiritual."
a que se referem os versos do poema 16 do Daodejing: "guei yuan, fu ming",
traduzidos pelo mestre Liu Pai Lin
como "retorno à raiz, retorno à vida"
corresponde, em um sentido, ao centro de gravidade do próprio corpo,
uma pequena esfera situada a mais ou menos três dedos atrás e abaixo do umbigo.
Tal localização corporal é central para diversas técnicas taoistas,
tanto práticas de saúde e longevidade quanto práticas de meditação.
Segundo a concepção taoista,
na região da origem (Taiyuan) se configura um Taiji microcósmico,
local de união de yin-yang.
Ao se manter a atenção corporal aí, pode-se simultaneamente cultivar a vitalidade e a serenidade.
Nessa tradição existe no plano prático uma articulação bastante orgânica entre estes dois aspectos:
a boa condição de saúde e a experiência espiritual."
trecho de artigo de José Bizerril, "O caminho do retorno: envelhecer à maneira taoista",
publicado na revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 34, Dec. 2010.
publicado na revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 34, Dec. 2010.
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