terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os efeitos da massagem Tui Na

A fisioterapeuta Nana Liu,
neta do mestre taoista Liu Pai Lin,
com quem aprendeu o tui-na desde os 12 anos,
atendeu ao repórter com dor nas costas,
interessado em fazer uma matéria
sobre a massagem milenar chinesa tui-na.

“Deitei de bruços numa cama alta
e ela começou esfregando minhas costas
com as palmas das mãos
em movimentos circulares leves.
O que parecia uma carícia
logo ganhou velocidade e pressão,
como se suas mãos fossem enceradeiras.
O vigor e a rapidez das manobras
são impressionantes.

O vocábulo tui-na 
significa "empurrar" (tui) e "puxar" (na).
São os movimentos básicos da massagem,
que conta com 37 tipos de manobras.
É difícil descrever
todos os movimentos
que se alternam com rapidez.

Os braços firmes de Liu
finalmente pararam alguns segundos.
Com uma mão sobre a outra,
ela fazia uma pressão
quente e gostosa
na base da minha coluna.

Virei com a barriga para cima,
e a terapeuta atacou meus pés.
Nessa virada,
me dei conta de que a coriza
que às vezes me ataca de manhã
tinha passado.
Meu nariz destapou
e experimentei
uma sensação boa de relaxamento.

Ela também massageou
a cabeça e os braços,
fez pequenas torções no tórax
e movimentos circulares na barriga
nos sentidos horário e anti-horário.
Suas mãos pararam de novo
no meio da barriga
e no centro do peito,
onde a massagem terminou.

Não tive vontade de dormir,
o que acontece com frequência
quando recebo massagem.
Pelo contrário,
me sentia disposto e revigorado.
A dor havia passado.


Trechos do texto de Marcos Dávila "A Tataravó das massagens"
publicado no Jornal Diario Popular, de Ipatinga (MG), 
em 10/08/2010, na página 8.
Divulgado na seção Equilíbrio e Saúde da "Folha.com" 
em 10/08/2010, disponível neste link.

Nana Liu atende 
em São Paulo na região da Vila Mariana, 
contatos pelo celular 6463-1905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário