sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tai Chi na periferia

Na periferia da zona sul de São Paulo, na UBS – Figueira Grande, um grupo da terceira idade se preocupa com a saúde diariamente. Todos os dias no período da manhã, cerca de 50 idosos se reúnem em uma quadra para praticar Tai Chi Pai Lin e Lian Gong - técnicas da medicina chinesa que ajudam na prevenção e na cura de doenças.

A iniciativa faz parte do Programa Qualidade de Vida com Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A professora Elizabete Alves de Souza, 50 anos, monitora das Práticas da Medicina Tradicional Chinesa, descreve a importância dessas terapias na vida dos alunos:
  • “É gratificante ver o resultado que a medicina chinesa faz na vida deles, alunos que chegaram aqui com AVC, que andavam com a ajuda de outras pessoas, usavam bengalas e hoje chegam aqui andando normal, sem ajuda de ninguém.”
  • “Os idosos que praticam exercícios se sentem melhores e ficam com a auto-estima mais elevada só de chegar aqui e se relacionar com o grupo.”

"Saúde na terceira idade: saiba como melhorar a qualidade de vida com a Medicina Tradicional Chinesa."
Jornal Voz da Periferia, 18 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário